Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

S na Rede

S na Rede

30
Ago18

Cientistas internacionais vão discutir sobre a matéria do Universo em Coimbra.


Cerca de 85 investigadores internacionais que estão envolvidos na XENON, experiência que pretende investigar sobre a matéria escura do universo, vão reunir-se em Coimbra de 05 (a partir das 09:00) a 07 de Setembro.
Esta reunião, que vai acontecer no ISEC/Coimbra Engineering Academy, aparece após um artigo científico que segundo José Matias, coordenador da equipa portuguesa que integra a XENON e investigador do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), "confirma a liderança deste consórcio na procura da matéria escura no Universo".
"O instrumento mais sensível alguma vez produzido pela humanidade para a decteção deste tipo desconhecido de matéria, o XENON1T, instalado no Laboratório Nacional de Gran Sasso (Itália), o maior laboratório subterrâneo a nível mundial, debaixo de 1.300 metros de rocha para blindar o sistema dos raios cósmicos existente à superfície», nota o investigador português.
O XENON1T consiste num tanque de água com 10 metros de diâmetro e 10 metros de altura. Este consórcio é constituído por 160 cientistas de 27 grupos de investigação dos EUA, Alemanha, Portugal, Suíça, França, Holanda, Suécia, Japão, Israel e Abu Dhabi. Portugal é parceiro desta colaboração desde o seu início, em 2005, através da equipa do LIBPhys do Departamento de Física da FCTUC.

De: FG.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub